Novo supermercado pertence a grupo Del Moro que já está em MT há quase 40 anos

Com um investimento de R$ 35 milhões, a empresa Del Moro & Del Moro de supermercados, abrirá um atacarejo, com vendas de produtos em atacado e varejo, em Sorriso. As obras do empreendimento com 12,5 mil m² já iniciaram e será construído às margens da BR-163.

O novo supermercado do grupo que já está em Mato Grosso há quase 40 anos, vai gerar cerca de 600 empregos diretos e indiretos. A previsão de inauguração é para o final de 2018. O grupo possui filiais em Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Apiacás, Guarantã do Norte, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e a matriz em Alta Floresta.

Para beneficiar os investidores, a Câmara aprovou o Projeto de Lei (PL) de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município de Sorriso a promover incentivo fiscal à empresa. Os impostos que não serão pagos por um período de oito anos sincluem Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Taxas relativas ao Licenciamento Ambiental e Vigilância Sanitária.

O ISSQN tem como fato gerador a prestação de serviço. A função é predominantemente fiscal. Mesmo não tendo alíquota uniforme, não se trata de um imposto seletivo e o recolhimento somente é feito ao município. Outra isenção é o IPTU. É um tributo municipal, regulado por lei ordinária específica de cada Município e por lei do Distrito Federal. Este imposto tem importante papel no orçamento municipal, figurando muitas vezes como principal fonte de receita dos municípios.

O presidente do Poder Legislativo, Fábio Gavasso (PSB), argumentou que a aprovação do PL teve aval de todos os parlamentares, pois a economia do município irá se movimentar e a empresa irá ofertar trabalho para a população. “Todos os vereadores veem a construção deste atacado, como um avanço para nosso município em diversos setores que irá beneficiar cada cidadão”.

A empresa

A rede Del Moro de supermercados conta com 11 lojas espalhadas na região norte do estado. Em 1978 Jocondo Del Moro, acompanhado de seus irmãos Dernei Olindo Del Moro, Antonio Del Moro, Paulo Del Moro e Clecino Del Moro em sociedade com José Sangaletti, abriram em Alta Floresta o armazém Casa Aurora, que vendia produtos aos moradores.

Em 1984, chegou ao fim a sociedade com José Sangaletti e a empresa passou a ser familiar. Em 1987, foi inaugurado o primeiro supermercado da rede, em Apiacás. No ano seguinte, a matriz em Alta Floresta deixou o conceito de armazém, e se tornou um supermercado. Já no ano de 1990, devido ao desenvolvimento do garimpo na região norte, a filial em Peixoto de Azevedo foi inaugurada.

Com o nascimento de novas cidades, os irmãos resolveram expandir os negócios. No ano de 2002 foi inaugurada na cidade de Lucas do Rio Verde a quarta loja da rede e, em 2003, a quinta loja na cidade de Sorriso. Seis anos depois, em 2009, Nova Mutum também recebeu um supermercado da rede Del Moro.

Em 2011, a sétima loja e a segunda de Lucas do Rio Verde foi inaugurada. No ano seguinte, Tapurah também recebeu um empreendimento da rede, que nesse período chegava à sua oitava loja. Porém, em 2014, três novas filiais foram abertas em Paranaíta, Guarantã do Norte e a segunda filial em Sorriso, respectivamente.