Um dos setores do agro que continua caminhando de lado é a pecuária bovina de corte, principalmente no que diz respeito a alimentação com gramíneas. O mercado consumidor sonha e deseja animais precoces com terminação a pasto. E porque isto não ocorre?

Variados são os fatores responsáveis que levaram a pecuária nacional a este quadro de miséria atual e que se não abrir o olho e começar a fazer diferente, tende a desaparecer. Fato este muito triste porque comer carne oriunda de confinamento não é lá estas coisas.

Nesta matéria, abordaremos um dos fatores inerentes à atividade e que é de suma importância para o sucesso do investimento que precisa ser feito para que o quadro mude. Simples, mas que não se aprende em bancos de escolas, mas no dia a dia e somente profissionais nascidos e criados na atividade conseguem fazê-lo.

A qualidade do bezerro

Papo de mineiro

– Uai Chicão, mas a genética nacional não é uma das melhores do mundo?

– Sim, isto é um fato.

– Então, explica melhor.

– Não tenho explicações técnicas, mas estes profissionais conseguem ver quanto tempo de capim uma boiada levará para ficar pronta. Então, achar que comprar animais para engorda é simples e fácil está levando a integração lavoura-pecuária para o buraco.

Quando você adota tecnologia para a produção de capim e precisa fazer seu aproveitamento a cada 35 dias, atrasar um acabamento de um lote em 30 dias, pode levar a atividade ao insucesso. Então, senhores agricultores, para ganhar dinheiro com pecuária, saiba que, um gerente para cuidar do manejo e um comprador de gado profissional são fundamentais para se dar bem na atividade. E que comprar gado em leilão precisa destes profissionais.

Voltarei ao assunto pela sua importância, principalmente porque os cientistas da área são fantásticos em suas pesquisas, mas, quando se metem a fazer palestras no campo, só aumentam as dúvidas e não contribuem para
melhorar nada.

Por Chicão Agrônomo.