A temperatura máxima prevista para esta terça-feira (26) em Cuiabá é de 37º C. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), durante toda semana existe a possibilidade de pancadas de chuva. A temperatura mínima prevista é de 25º C. A umidade relativa do ar durante toda semana deve ficar entre 50% e 70%.

A Defesa Civil orienta que nesta semana seja evitado o contato com a chuva. As precauções necessárias se deve à formação de substâncias químicas que dão acidez à água da chuva após um período de seca.

Dentre os principais responsáveis pelo acúmulo de poluentes estão os incêndios, depois a queima dos combustíveis nos veículos e o lançamento de substâncias por chaminés das indústrias.

As substâncias como gás carbônico, monóxido de carbono, partículas de nitrogênio e enxofre liberadas pelo fogo e pela fumaça são lançadas na atmosfera e, por causa do tempo seco, os gases se acumulam. Misturados ao vapor de água, voltam para a terra em forma de chuva, a chamada chuva ácida.

Durante o início da manhã, a temperatura era de 24º C, em Cuiabá. A umidade relativa do ar nesta manhã é de 62%, com sensação térmica de 27º C. Durante o restante da semana, a temperatura deve ficar entre 25º C e 37º C.

De acordo com os dados do Inpe, durante toda a semana a possibilidade de pancadas de chuva varia entre 5% e 80%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal para a saúde da população é que a umidade relativa do ar seja de 60%.

No fim de semana, a temperatura pode baixar e a temperatura máxima prevista é de 30º C na capital. A mínima prevista entre 25º C.