Enfim as chuvas começam a aparecer em grande parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, favorecendo o inicio do plantio. Porém, ficou claro o atraso das chuvas em comparação com o último ano. Desta forma, muitos agricultores têm perguntado se as chuvas irão continuar durante o mês de outubro ou se será um mês mais seco como ocorreu em setembro.

A previsão é que o mês de outubro seja muito diferente do mês de setembro no que diz respeito aos acumulados de chuva. Já nos primeiros dias de outubro bastante chuva está prevista para o Centro-Oeste, parte do Sul e Sudeste do Brasil, principalmente para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná,  centro sul de Minas e parte de São Paulo, associado a um intenso cavado em altos níveis da atmosfera (Figura 1).

No dia 02/10 a chance de temporais é alta principalmente para o centro sul de Mato Grosso e Paraná.

Queda de temperatura

Na terça feira (03/10), uma massa de ar polar provoca uma queda nas temperaturas em toda Região Sul e parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, porém não haverá risco de geada. Para a primeira quinzena de outubro (Figura 2) a tendência é que as chuvas continuem ocorrendo de forma irregular, direcionadas para as regiões Centrais, Sul e Sudeste do Brasil. A Região Nordeste, principalmente, a Bahia terá um acumulado muito baixo de chuva nas primeiras semanas de outubro. Somente na faixa litorânea pode ocorrer alguma chuva isolada associada às circulações do oceano.

Diante deste cenário, como irá se comportar as chuvas para os próximos meses? Será que teremos um verão atípico com chuvas abaixo da média e grandes períodos de estiagem?

Fique por dentro do melhor canal de consultoria meteorológica para sua fazenda e torne o clima seu grande aliado