Após ter completado 100 dias como prefeito de Tapurah (no último dia 10), o prefeito Iraldo Ebertz (DEM) recebeu essa semana a imprensa local para uma conversa em seu gabinete no Paço Municipal, onde analisou os primeiros três meses de mandato: Entre os destaques estão os desafios, a participação da comunidade as possibilidades para o futuro.

Ebertz admitiu estar satisfeito com o trabalho realizado até aqui e elogiou a equipe que formou para governar. Revelou que no início houve algumas divergências em relação à sua linha de trabalho, e de pensar, aonde algumas pessoas (funcionários públicos) tinham dificuldade de entendimento do processo. “Estamos trabalhando numa Paz muito grande, hoje o trabalho está acontecendo e a parceria é muito boa. A equipe de trabalho está excelente, sabemos que alguns problemas sempre vão existir, mas a nossa preocupação em atender bem as pessoas, todos (os funcionários) entenderam, pois tanto a equipe da saúde, quanto de outras áreas estão em seus setores para atender pessoas, e nós também estamos aqui para isso”, frisou.

Dificuldade financeira

Iraldo relatou que todo início de ano e, principalmente quando se inicia uma nova administração é esperada uma dificuldade com as receitas e com os gastos para manter a máquina pública funcionando. Segundo ele, ao assumir o posto de prefeito já tinha uma sinalização de que até o mês de agosto seria muito difícil manter algumas ações interessantes para a administração, e que, para isso teve que tomar algumas atitudes para não ter impacto negativo. “Nós tomamos algumas decisões necessárias, reduzindo o quadro de funcionários, reduzindo os gastos e os investimentos. Nós não podemos pensar só em fazer e trabalhar em estradas, precisamos também olhar para a saúde, educação, esportes e outras áreas”. ponderou.

Saúde

Na área da saúde, Iraldo diz comemorar o resultado obtido até o momento com a realização de sessenta e seis cirurgias, sendo 39 fora do município e 27 no próprio hospital municipal, além de outras 45 realizadas no hospital regional de Sorriso. O prefeito também citou a realização de 644 consultas com especialistas, sendo 390 fora, e 244 no município e ainda 1.517 exames, aonde 1.428 foram realizados em Tapurah e 89 fora do município.

“Acredito que estamos no caminho certo. Estamos muito felizes com esse resultado, mesmo sabendo que tem muito a melhorar, mas hoje existe uma parceria muito grande com os profissionais da área da saúde e eu estou confiante de que vamos conseguir fazer aquilo que esperávamos”, disse.

Iraldo também citou que a ideia de construir um novo hospital municipal continua viva e ainda nesta semana se reuniria em Cuiabá para discutir o projeto, o qual deve ficar pronto até o mês de setembro. “É um projeto nosso, nós precisamos de um novo hospital para atender a população com mais dignidade e queremos nos tornar referência em média e baixa complexidade, e o nosso atual hospital não nos dá a mínima condição para isso. Esse ano o projeto será concluído e acredito que no início do próximo ano (2018) nós consigamos dar início nas obras”.

Infraestrutura

Em relação ao setor de obras, infraestrutura e estradas o prefeito disse que foram sanados todos os problemas de trafegabilidade no período da chuva e que a safra foi escoada sem grandes problemas. Também citou os projetos de pavimentação asfáltica que estão sendo projetados e ao menos um dos projetos deverá ser executado a partir do próximo mês.

“Estamos com quatro projetos (de 10 quilômetros cada) para pavimentação asfáltica na rodovia MT-488 (sentido Nova Maringá), outros 10 Km na estrada Capixaba, na MT-010 (Novo Eldorado) e também na estrada que liga Tapurah à Brianorte (Distrito de Nova Maringá), passando pela fazenda São Paulo, aonde os produtores demonstraram grande interesse e o projeto já está andando. O que precisa acontecer para esses projetos saírem do papel é a parceria dos produtores de cada região dessas com a prefeitura e o governo do Estado”.

Educação

Para o prefeito, uma das maiores realizações da administração até o momento foi a implantação do café da manhã e o almoço para nas escolas da rede municipal. A área da educação também recebeu investimento para manter e ampliar o acesso dos alunos no sistema apostilado“Aprende Brasil”da Positivo, além de investimento na capacitação e palestras para todos os profissionais da educação. A melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é, segundo o prefeito, o grande desafio para este e os próximos anos. “Nós também queremos ser referência na educação da nossa região, e para isso nós vamos melhorar o nosso IDEB, estamos trabalhando muito para isso e os resultados vão aparecer”, ressaltou.

Agricultura familiar e CCT

O prefeito destacou que o Centro de Cidadania e Transformação (CCT), que entrou em total funcionamento no último mês e hoje é responsável por produzir toda a alimentação escolar é uma das grandes conquistas. O mesmo também citou que possui um trabalho a ser realizado ainda no setor da agricultura familiar e anunciou que no próximo dia 1º será inaugurado o Laticínio da comunidade Santa Luzia, o qual vai atender a padaria do CCT e as escolas.

“O CCT tem uma importância enorme para a nossa administração, onde o pão e a merenda escolar servido nas escolas estão sendo produzido lá, e isso vem ajudar a administração a reduzir custo com a centralização da compra de alimentos. A agricultura familiar será muito valorizada por nós ainda, será uma grande aliada do CCT, sendo que tudo o que precisarmos da agricultura familiar para usar no CCT na produção dos alimentos das escolas deverá ser adquirido dos nossos pequenos produtores”.

Distrito Industrial

Para alavancar o crescimento da economia do município e aumentar a oferta de emprego o prefeito disse que a administração vai começar na próxima semana a remarcar os terrenos da área industrial, aonde já tem 16 empresas selecionadas e que foram aprovadas pelo Conselho de Desenvolvimento. “Vamos trabalhar para tentar liberar no mês de maio esses terrenos para que as empresas possam se instalar no local. Hoje temos mais de 40 pedidos que estão sendo avaliados pela comissão e ainda este ano dezenas de empresas deverão estar instaladas na área industrial de Tapurah”, afirmou.

Relação com Legislativo

O chefe do Poder Executivo Municipal diz se achar uma pessoa feliz por estar vivendo um momento único, considerando que a câmara de vereadores está no seu nível mais alto visto em Tapurah. “Talvez Tapurah nunca teve uma câmara (de vereadores) em um nível tão alto de conhecimento e tão bom, e isso não é um problema, é uma grande oportunidade para a administração, e mostra que eles (vereadores) estão trabalhando, que querem ver o melhor para o município e essa parceria é muito forte. Temos muitos questionamentos dos vereadores, mas isso faz parte e só vem a nos ajudar no crescimento. É uma parceria das melhores possíveis, aonde recebo todos pelo menos uma vez por semana e quero deixar claro que no meu governo todos vão fazer parte da administração. O atual presidente da câmara (Anilson) deverá assumir a prefeitura no próximo mês por duas semanas, e eu quero dar a oportunidade que, ao menos oito vereadores vão assumir a prefeitura durante o meu governo para conhecer melhor a estrutura e dar a oportunidade de assumir, pois todos eles tem condições de serem prefeitos um dia. Vou fazer esse trabalho, é um compromisso que eu tenho,não é demagogia alguma, e sim um sonho de dar a oportunidade a todos de assumir o poder público e lembrar no futuro que um dia foi prefeito de Tapurah”.

Para os próximos meses Iraldo diz que o único pensamento é manter a cidade bem cuidada e cuidar das pessoas, principalmente as crianças e idosos. “O resto vai acontecendo normalmente, conforme a gente conseguir ir investindo em obras e serviços a gente vai fazendo, mas o principal objetivo é cuidar das pessoas do nosso município”, conclui.