Acontece em Tapurah no dia 1º de maio, a 4ª Festa do Leitão no Rolete. Um dos principais eventos da cidade, o qual também já é considerada a maior festa gastronômica do Estado e está inserida no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso, além de ser o segundo maior evento de carne suína no Brasil.

Em 2014, quando foi realizada pela primeira vez, bateu o recorde brasileiro do maior número de leitões assados no mesmo espaço. Naquele ano, foram 150 unidades, totalizando, aproximadamente, quatro toneladas brutas servidas em um único dia.

Já em 2015, estes números subiram. Foram assados 173 suínos, o que correspondeu a cerca de cinco mil quilos de carne para 7.500 pessoas que estiveram presentes no CTG Carreteando Saudades, local onde o evento é realizado.

Já em 2016, estes números aumentou ainda mais. Foram assados mais de 180 suínos, correspondendo mais de de cinco mil quilos de carne para um publico recorde 10 mil pessoas que estiveram presentes no CTG Carreteando Saudades, local onde o evento foi realizado.

Neste ano, os trabalhos para esta festividade já foram iniciados para que tudo estivesse impecável para mais um dia de muita festa, música e dança. Sem esquecer da importância cultural, econômica e principalmente social, já que toda renda arrecada na festa é revertida para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tapurah.