Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS está sendo realizado em Tapurah

24

Cerca de 40 alunos iniciaram esta semana o curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS (CDG-SUS), os alunos atuam em diversos setores da saúde no município de Tapurah.  A qualificação Tem como objetivo contribuir para a qualificação das práticas de gestão e do cuidado em saúde, além de fortalecer a relação entre as instituições de ensino e pesquisa e a gestão municipal do SUS na implementação da educação permanente em saúde.

A tutora do curso Geny Rodrigues Lopes ressalta que o curso traz uma metodologia ativa para os alunos. “O impacto maior é porque ele busca desenvolver o profissional, geralmente a gente quer desenvolver só o serviço, este curso não, ele desenvolve o profissional que é produtor do serviço, então ele tem um diferencial tanto é que ele é um único curso que ainda é financiado pelo ministério no Brasil inteiro” disse Geny. A tutora ainda destacou o empenho da gestão municipal em trazer o curso para Tapurah. “O perfil desse curso geralmente é para municípios maiores, então a gestão empenhou tanto para trazer o curso que realmente comoveu toda a direção, então quero parabenizar a gestão do município que isso é resultado de cada um de vocês” enfatizou.

O que é o CDG-SUS?

       O Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS (CDG-SUS) é um programa  formulado e coordenado pelo Núcleo de Desenvolvimento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (NDS/ISC/UFMT), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT), Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Mato Grosso e a Escola de Saúde Pública do Estado do mato Grosso (ESP-MT).

Estrutura

       O CDG-SUS está estruturado em duas unidades e um eixo integrador, que correspondem a oitenta horas de qualificação, com aulas presenciais e um período de dispersão para o desenvolvimento de um trabalho de campo. Dessa forma, garante ao aluno acesso às principais noções de saúde e doença, conceitos de política, planejamento, gestão do SUS, organização do sistema e dos serviços de saúde, tendo a integralidade, o direito à saúde e a educação permanente como eixos.