Serviço de Inspeção MunicipalEsta semana o presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto Teles Pires (Cidesa), quer definir um cronograma de trabalho,  em 30 dias, e uma das primeiras medidas é propor a criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que possibilitará a comercialização, em todo Estado, de alimentos e derivados produzidos nas pequenas propriedades rurais. “Queremos trabalhar a organização da agricultura familiar num todo auxiliando desde a produção no campo até a comercialização que pode ser feita entre os municípios que compõem o Cidesa”, informou. O consórcio é formado pelos municípios de Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, Tapurah e União do Sul.

O conselho também cobrará a descentralização das licenças ambientais, emitidas apenas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), para que prefeituras possam ter autonomia em instalações de empresas de pequeno impacto ambiental, e a regularização fundiária nas áreas rurais e urbanas dos assentamentos.

O novo vice-presidente do conselho é o prefeito Luiz Binotti, de Lucas do Rio Verde. “Infelizmente o Consórcio de Desenvolvimento estava inativo e o nosso desejo é mudar essa realidade. Quando recebi o convite do prefeito Valdenir eu aceitei prontamente porque vejo uma oportunidade de renovarmos a entidade com novos prefeitos e principalmente novas ideias que beneficiem as milhares de pessoas que residem nessas 12 cidades”, declarou.