Senador de MT defende medida provisória que alterou regras do ensino médio

13

Plenário do Senado durante sessão deliberativa ordinária. À mesa,  presidente do Senado Federal senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

O senador José Medeiros (PSD-MT) afirmou nesta quinta-feira que o Brasil precisa discutir, com seriedade, o modelo de educação que quer. E o momento é agora, disse ele, ao sublinhar que está em análise no Congresso Nacional a medida provisória (MPV) 746/2016, que alterou regras do ensino médio.

Só assim, disse José Medeiros, haverá condições de melhorar a qualidade do ensino ofertado e o país passará de mero exportador de matérias-primas para produtor de tecnologia de ponta.

— Eu não tenho dúvida de que o debate precisa ser feito. acima de tudo, sem ideologia em cima, mas pensando no país. Estamos com muita briga ideológica, muita briga partidária, mas não temos pensado, às vezes, no país, que precisa evoluir.

José Medeiros afirmou que a qualidade da educação oferecida não é boa. E isso fica evidente com a simples análise do desempenho dos estudantes nos exames que o governo faz para aferir o aprendizado dos alunos.

E os motivos para esse cenário são muitos e vão desde escolas inadequadas até um sistema escolar desatualizado, disse o senador, ao afirmar que não é apenas a falta de dinheiro para o setor a causa para uma educação ruim.