A colheita da safra 15/16 da soja atingiu 91,55% de conclusão em Mato Grosso. É o que aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), no último boletim. “Neste momento, o atraso ante a 14/15 foi reduzido para 2,3 p.p. Em contrapartida, a produtividade semanal, em recuo há seis semanas consecutivas, vem se distanciando cada vez mais das médias de 2015”.

Segundo o Instituto,  “para se ter uma ideia, na última semana a média da produtividade semanal de 50,3 sc/ha é 1,9 sc/ha menor que a do mesmo período da safra passada. Apesar disso, a produtividade ponderada da área já colhida até o momento não vem registrando quedas tão acentuadas, com média atual de 51,3 sc/ha”.

Conforme o Imea, “o principal fator está em torno de 40% da área total ter sido colhida com produtividade média de 52,3 sc/ha. Nas últimas safras, a variação da produtividade semanal neste momento até o fim da colheita foi estável. No entanto, na safra atual, este cenário pode não se confirmar, com registro de novas retrações até o fim da colheita”.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias/Weverton Correa (foto: Só Notícias/arquivo)